Página Inicial > Vários > Alguma coisa estranha no Miss Bahia?

Alguma coisa estranha no Miss Bahia?

No próximo dia 25 de maio vai acontecer a final do concurso Miss Bahia, que vai mandar a candidata daquele estado ao Miss Brasil. Goste você de concursos de beleza ou não, peço que dê uma olhadinha na foto das candidatas:

Candidatas ao Miss Bahia

Candidatas ao Miss Bahia: está faltando alguma coisa?

A Bahia é o estado com maior percentual de negros no Brasil. Quase 80% da população é negra. Dos dez municípios com mais negros no país, oito são baianos. E mesmo assim – olhe novamente para a foto – é difícil de encontrar negras ou pardas entre as candidatas (todas confinada à parte de trás da foto, diga-se de passagem). Nem parece que estamos comemorando os 125 anos da Lei Áurea.

Mais do que um absurdo, a foto é uma representação de como nossos valores culturais estão deturpados e do quanto o Brasil não se orgulha de sua própria cultura. Não é a toa que o Rio Grande do Sul é o maior fazedor de Miss Brasil. As mulheres de lá não se parecem nem um pouco com nossas negras e mulatas. A Bahia só conta elegeu a campeã do Miss Brasil três vezes (nos longínquos 1954, 1962 e 1968) – e nenhuma delas era negra.

Tudo bem que concursos de Miss não são exemplo para nada. Prestam um terrível papel no que se refere à valorização da mulher e na criação de padrões de beleza. Justamente por isso é tão grave um racismo assim descarado nesse tipo de concurso.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. Nenhum trackback ainda.