Página Inicial > jornalismo > 1 semana de vida nova

1 semana de vida nova

Hoje estou concluindo minha primeira semana no jornal. 5 dias. 5 edições fechadas. Como é louca essa história de ter que fechar edição todo dia. Mas é uma loucura bem gostosa. Aquela adrenalina boa, sabe? Fora que é estou aprendendo muito sobre jornalismo. O jornal diário faz a gente ganhar velocidade na apuração e na escrita – velocidade, mas sem perda de qualidade, o que é um desafio. Antes de começar, achei que talvez não fosse dar conta, afinal minha experiência era de revista mensal. Era comum ter um mês inteiro para pensar em pautas, apurar e escrever – na pior das hipóteses, eu tinha dois dias. Agora é o mesmo processo todo dia. Sentiu o drama? Pois é. Eu senti e estou me adaptando melhor do que pensei. Que assim continue. Vamos acompanhar…

(Para quem quiser saber mais sobre como é a rotina de um novato em redação diária, recomendo o livro Jornalismo Diário, da editora de treinamento da Folha Ana Estela.)

  1. Luciano Bottini Filho
    11, março, 2012 em 10:25 | #1

    Oi, Gabriel, tudo bem? Como você ficou sabendo da sua vaga no Breco?

    Eu acho tão difícil saber quando estão contratando….

    Eu já trabalhei na Folha de S. Paulo e no Agora por dois anos, mas nunca soube de uma vaga sequer dentro do Breco. É só indicação mesmo?

    • Gabriel Ferreira
      11, março, 2012 em 20:13 | #2

      Olá, Bottini,

      Não foi bem indicação, mas fiquei sabendo da vaga através de amigos. Sinceramente, não sei como eles fazem a divulgação das vagas normalmente.

      Abraços e obrigado pela visita!

  2. Luciano Bottini Filho
    12, março, 2012 em 01:22 | #3

    Pois é, eu to há vários meses tentando uma vaga lá dentro…. Em fevereiro, mandei currículo para algum editores e eles nem leram. Agora, resolvi ligar e me responderam… mas eu nem sei se eu falei com quem estava contratando!

    Achei que bastava ter um bom currículo e já ter experiência em jornalismo diário em um grande jornal. Eu sou formado em direito, jornalismo e administração.

    Mas então já sei que para entrar você precisa primeiro ter amigos.

    Muito obrigado!

  3. Gabriel Ferreira
    12, março, 2012 em 01:24 | #4

    @Luciano Bottini Filho
    Bottini, como disse, não creio que seja uma questão de ter amigos. Fiquei sabendo da vaga por meio de uma amiga que sequer trabalha lá. Acho que é cruzar a necessidade do jornal com a sua disponibilidade. Nem sempre há vagas com o perfil de quem se interessa.

    Abraços!

  1. Nenhum trackback ainda.